PORTUCÁLIA

Março 23 2012

O conceito de "cultura" anda hoje muito desgastado e isto porque ele foi associado, inicialmente, às elites intelectuais.  Hoje pode-se  chamar de cultura qualquer manifestação popular e de  mau gosto seja na música, na literatura ou na escultura.  Acho que  esta deterioração começou  no início do século XX quando Marcel Ducahmps  colocou um URINOL  numa exposição de arte e  isto levou, como leva hoje, milhares de débeis mentais a admirar  aquilo  e não entender que  sua finalidade é coletar bosta e xixi.  No inicio do século os famosos urinois ficavam debaixo das camas e o fulano levantava para ali deixar suas fezes ou urinas.  Acontece que aquele odor não incomodava  aos homens e mulheres daqueles anos, enquanto hoje há uma desenfreada busca de perfumes para cheirar a casa toda e os banheiros.  

Com a vinda do ciinema falado  o espanto  foi total e algumas obras primas foram ´produzidas nas décadas de 30, 40 e 50 do século passado.  Como crítica inteligente do cinema falado  tivemos  o " Cantando na Chuva", a fase em que Greta Garbo  nos deu obras primas como " Grande Hotel", A Dama das Camélias", " Mata Hari" até que ela resolveu se recolher e dizer a famosa frase " I want to be alone".  Masna  época do cinema falado tivemos ainda clássicos como " Casabalnca" com Bogart e Bergman e Orson Welles que teria produzido o que é considerado  o melhor filme do cinema americano o famoso " Cidadão Kane". 

E hoje o que encontramos nas locadoras de vídeos ?  Raramente encontramos um clássico que mereça ser visto.  Os últimos que assisti foram " O Poderoso Chefão", "Xogun" e "Era uma Vez no Oeste " e "Era uma vez na América" com magistral trilha sonora de Morricone.  O resto é um lixo baseado na  trilogia sexo, droga e violência.  Com muita surpresa eu  constatei que a Livraria Cultura vende clássicos do cinema mudo.  Ela dispõe da "Coleção Greta Garbo", dos filmes de Giffith, do "Ana Bolena " de  Lubitsh e muitos outros.  O importante é que quem se dispôs a conhecer as obras primas do cinema mudo tenha noções de inglês para ler os textos que aoarecem  logo depois das cenas.  Uma pessoa que se ache culta não pode desconhecer, do meu ponto de vista, esta fase do cinema mudo onde há muita beleza, seja nas expressões dos artisitas  e nos terxtos que são mostrados.  Vamos rever o passado da Sétima Arte ?   

 

 

 

 

 

 

 

publicado por portucalia às 21:07

PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9



25
31


pesquisar
 
blogs SAPO