PORTUCÁLIA

Março 20 2012

Atualmente e infelizmente são poucos os brasileiros que conhecem com alguma extensão o que foi a Inconfidência Mineira e que levou  o alferes Tiradentes à forca em 21 de abri e ao exílio Tomas Antonio Gonzaga.  A grande poetisa Cecília Meireles ( 1901-1964) conta  ao longo dos 85 romances a história dos inconfideentes, dos portugueses, dos garimpeiros, das traições, da  busca do ouro e dos assassinatos e roubos. Romance aqui  tem o significado que lhe deu o Houaiss e que mostro :  " prosa, mais ou menos longa, na qual se narram fatos imaginários, às vezes inspirados em histórias reais, cujo centro de interesse pode estar no relato de aventuras, no estudo de costumes ou tipos psicológicos, na crítica social etc."   Por isto cada "romance" tem um título que é parte da história.  Geralmente são curtos onde poesia e prosa se mesclam.  Há um romance da Revelção do Ouro, que é o primeiro; o romance do Chico rei, de Nossa Senhora da Ajuda, da Antiga Vila Rica , do País da Arcádia; da Semana Santa; Do caminho da Forca,; de Dona Bárbara Eliodora até chega ao romance 85 que  Do testamento de Marília.  Confesso que o romance de Dona Bárbara Eliodora foi o que mais me comoveu e que achei o mais belo.   Para que Você, leitor do blogue, compartilhe comigo esta beleza, eu a  imprimo a seguir na esperança que  buscará esta obra  e a lerá com afinco e agradecido por ter existido uma Cecília  Meireles. 

 

" Há tres donzelas sentadas

  na verde imensa campina. O arroio que passa perto, com palavra cristalina, ri-se para Policena, beija os dedos de Umbelina; diante da terceira chora, porque é Bárbara Eliodora. Córrego, tu por que sofres, diante daquela menina ?  Semelha o cisne, entre as águas; na relva, é igual à bonina; a seus olhos de princesa o campo em festa se inclina: vê-la é ver a própria Flor, pois é Bárbara Eliodora. ! "




publicado por portucalia às 21:20

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Março 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9



25
31


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO