PORTUCÁLIA

Fevereiro 09 2012

Comunicado. Desejo publicar no meu blog notícias de SãoTome e de Angola.  Que nossos irmaos africanos mandem notícias e contos para ribercor33@hotmail.com  que é o endereço do blog Portucália .

Naquela que foi a sua primeira visita oficial, na qualidade de Presidente eleito de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, disse, em Luanda, no rescaldo de dois dias de trabalhos, que o seu país pretende estabelecer com Angola uma parceria forte para poder jogar um papel de destaque na região do Golfo da Guiné, onde o arquipélago está inserido.

Para além de querer contar com Angola para a concretização dessa intenção, o estadista são-tomense defendeu que essa parceria deve ser vantajosa para ambos os países e disse estar convencido que serão encontradas formas concretas para se alcançar esse objectivo.

“Essa parceria deve ser proveitosa para os dois estados e deve ser um factor importante para o desenvolvimento de São Tomé e Príncipe e para a consolidação das relações económicas, políticas e culturais entre os nossos países”, advogou.

Realçou que Angola e São Tomé têm já um quadro de cooperação muito vasto, cooperando em vários níveis, sendo a construção e ampliação do aeroporto, do porto e vários outros os mais salientes.

Na senda de consolidação da cooperação entre os dois países, Manuel Pinto da Costa adiantou que outras áreas merecerão a atenção dos dois estados, membros da CPLP.

A intervenção dos agentes económicos dos dois países foi outro aspecto dominante da sua alocução, tendo sublinhado a necessidade de jogarem um papel importante e determinante na consolidação das relações bilaterais.

De acordo com Manuel Pinto da Costa, há vontade política, e ao mesmo tempo advogou a necessidade de os agentes económicos estarem preparados para jogar um papel importante na consolidação das relações entre os dois povos.

Instado a pronunciar-se a cerca da realidade do seu país, o Presidente reconheceu que São Tomé e Príncipe enfrenta ainda muitos problemas ligados ao seu desenvolvimento multifacético.

Ele não deixou de realçar os muitos desafios existentes, mas mostrou-se convicto que os seus concidadãos estão em condições de poder enfrentar com sucesso esses desafios.

“Precisamos da cooperação internacional, mas não queremos continuar com esse espírito de pedir.

Queremos parceiros, não queremos pedinchar, com quem nós podemos trabalhar para vantagem dos nossos parceiros e do nosso país”, frisou.

Pinto da Costa deu também uma pincelada à actual crise mundial, perspectivando que ela torna-se mais difícil para a solução de vários problemas que o seu país enfrenta, mas em seu entender isso não quer dizer que os são-tomenses perderam a capacidade de enfrentar esses problemas e de vencê-los.

“Nós vamos vencer, se for necessário transpirar um pouco mais assim será, mas vamos vencer os desafios que temos hoje”, enfatizou.

publicado por portucalia às 15:44

PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Fevereiro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11



27


pesquisar
 
blogs SAPO