PORTUCÁLIA

Junho 22 2013

Enchentes na Índia matam pelo menos 560 pessoas

Mais de 150.000 foram resgatadas e milhares ainda seguem desaparecidas. Número de mortos deve aumentar, segundo o governo

Imagem da divindade hindu Shiva fica submersa no Rio Ganges em Rishikesh, norte do estado de Uttarakhand, Índia

Imagem da divindade hindu Shiva fica submersa no Rio Ganges em Rishikesh, norte do estado de Uttarakhand, Índia - AP

As enchentes e os deslizamentos de terra que castigam o montanhoso estado de Uttarakhand, no norte da Índia,  já provocaram pelo menos 560 mortes. Segundo autoridades locais, milhares de pessoas seguem desaparecidas, o que faz com que o número de mortos ainda possa subir significativamente nos próximos dias. Para o ministro chefe de Uttarakhand, Vijay Bahuguna, o desastre pode ser considerado um "tsunami do Himalaia".

Leia também:
Tempestades matam mais de 150 pessoas na Índia

Nas margens do rio Ganges — o mais longo da Índia e tido como sagrado para os hindus — casas e pequenos blocos de apartamentos foram varridos pelas águas. A cidade de Kedarnath é uma das mais atingidas e está coberta por lama. Apesar de o famoso templo hindu do município não ter sido danificado pelas inundações, outras construções no entorno foram completamente destruídas. 

De acordo com o governo, cerca de 150.000 pessoas foram retiradas até agora das regiões atingidas, com a utilização de 60 helicópteros. "Tudo o que é humanamente possível está sendo feito", disse Manish Tewari, ministro da Informação e Radiodifusão. Algumas das vítimas resgatadas disseram a oficiais em Dehradun terem visto corpos espalhados por toda parte.

"As mortes certamente vão aumentar", afirmou Madan Mohan Doval, funcionário da Sphere Índia, organização não-governamental que auxilia nas operações de salvamento. "As pessoas precisam com urgência de ajuda. Elas necessitam de alimentos, água potável, roupas, medicamentos, abrigo e cobertores", acrescentou.

O primeiro-ministro Manmohan Singh ofereceu 200.000 rúpias (3.400 dólares) para as famílias dos mortos e 50.000 rúpias (840 dólares) para os feridos. Ele também prometeu 10 bilhões de rúpias (167 milhões de dólares) em ajuda humanitária para o estado de Uttarakhand.

(Com Agência Reuters)

publicado por portucalia às 18:32

PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12

16




pesquisar
 
blogs SAPO