PORTUCÁLIA

Junho 18 2013

Oceano Atlântico pode estar a desaparecer a partir da costa portuguesa

Uma equipa de cientistas liderada por um português diz ter descoberto a razão do terramoto de 1755 em Lisboa, que também poderá vir a causar o desaparecimento do Oceano Atlântico.

João Duarte, um geólogo português pertencente à Universidade de Monash, na Austrália, e a sua equipa detetaram aquilo que denominam como uma "zona de subducção" ao largo da costa portuguesa, ou seja, uma espécie de fratura em que uma placa tectónica da Terra desliza para debaixo de outra. 

Num relatório fruto de oito anos de mapeamento do fundo do "oceano português", denominado "Are subduction zones invading the Atlantic?" Evidence from the southwest Iberia margin", publicado pela revista especializada Geology, os cientistas explicam que a fratura detetada ainda está nos seus primórdios de formação. 

Refere-se também que esta zona de subducção embrionária pode ter estado na origem do terramoto de 1755 que devastou Lisboa, e que pode vir a causar o desaparecimento do Oceano Atlântico. 

O risco de criação de um novo supercontinente em resultado da junção entre a Europa e a América existe, mas a longo prazo. De acordo com as conclusões do trabalho de doutoramento de João Duarte, a zona de subducção só deverá ficar ativa daqui a 20 milhões de anos, e o Oceano Atlântico demorará pelo menos 10 vezes mais a "escoar". 

publicado por portucalia às 15:12

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12

16




pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO