PORTUCÁLIA

Junho 17 2013

O mais poderoso supercomputador do mundo agora é chinês

O Tianhe-2 ficou pronto dois anos antes do previsto e já ocupa o primeiro lugar na Top500, a lista dos mais poderosos computadores do mundo

Jack Dongarra / Divulgação

O supercomputador chinês Tianhe-2

O Tianhe-2 é capaz de realizar 34 quatrilhões de cálculos mátemáticos por segundo

São Paulo — A China acaba de superar os Estados Unidos na disputa pelo mais poderoso supercomputador do mundo. Divulgada hoje, uma nova edição da Top500, a lista doscomputadores mais potentes, traz o chinês Tianhe-2 na primeira posição.

A Top500 é atualizada duas vezes por ano. A vitória dos chineses na edição divulgada hoje foi uma surpresa, já que a previsão era que o Tianhe-2 (o nome significa Via Láctea) só estaria totalmente concluído daqui a dois anos.

A China já estiveram na liderança antes. Com o Tianhe-1A, o país ocupou a primeira posição na lista de novembro de 2010. Mas perdeu o posto para os Estados Unidos na edição seguinte.

Sucessor do Tianhe-1A, o Tianhe-2 está instalado no Centro Nacional de Supercomputadores em Cantão, na China. Pertence à Universidade de Tecnologia de Defesa chinesa. 

Esse supercomputador foi construído na forma de uma rede com 16 mil nós, cada um com um par de processadores Intel Xeon. No total, são 3,1 milhões de núcleos de processamento. Juntos, eles são capazes de realizar quase 34 quatrilhões de cálculos mátemáticos por segundo (ou petaflops).

publicado por portucalia às 22:26

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12

16




pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO