O mais poderoso supercomputador do mundo agora é chinês
O Tianhe-2 ficou pronto dois anos antes do previsto e já ocupa o primeiro lugar na Top500, a lista dos mais poderosos computadores do mundo
O Tianhe-2 é capaz de realizar 34 quatrilhões de cálculos mátemáticos por segundo
São Paulo — A China acaba de superar os Estados Unidos na disputa pelo mais poderoso supercomputador do mundo. Divulgada hoje, uma nova edição da Top500, a lista doscomputadores mais potentes, traz o chinês Tianhe-2 na primeira posição.
Leia Mais
- 17/06/2013 | China pede que EUA expliquem vigilância na Internet
- 17/06/2013 | China nega espionagem de Snowden para Pequim
- 15/06/2013 | Multidão apoia Snowden em frente a embaixada dos EUA
- 15/06/2013 | Governo chinês anuncia medidas para combater poluição
A Top500 é atualizada duas vezes por ano. A vitória dos chineses na edição divulgada hoje foi uma surpresa, já que a previsão era que o Tianhe-2 (o nome significa Via Láctea) só estaria totalmente concluído daqui a dois anos.
A China já estiveram na liderança antes. Com o Tianhe-1A, o país ocupou a primeira posição na lista de novembro de 2010. Mas perdeu o posto para os Estados Unidos na edição seguinte.
Sucessor do Tianhe-1A, o Tianhe-2 está instalado no Centro Nacional de Supercomputadores em Cantão, na China. Pertence à Universidade de Tecnologia de Defesa chinesa.
Esse supercomputador foi construído na forma de uma rede com 16 mil nós, cada um com um par de processadores Intel Xeon. No total, são 3,1 milhões de núcleos de processamento. Juntos, eles são capazes de realizar quase 34 quatrilhões de cálculos mátemáticos por segundo (ou petaflops).