UEA coloca à venda obras literárias por intermédio do seu site
Luanda - Os amantes da literatura têm a oportunidade, em qualquer espaço do mundo onde vivam, comprar livros de autores angolanos, desde que recorram ao site da União dos Escritores Angolanos(UEA), onde constam as formalidades a cumprir para a efectivação deste desejo.
Esta informação foi prestada hoje à Angop, pelo secretário-geral da UEA, Carmo Neto, tendo acrescentando que depois de se aceder ao site www.ueangola.com vai-se ao item loja, onde estão os esclarecimentos necessários para o pagamento via Western Union.
Feito isso, disse que a UEA, na posse dos endereços do cliente, procede à entrega do livro solicitado.
Para o secretário-geral, esta acção ressalta a importância deste site, existente há cerca de 12 anos, e bastante visitado.
“ Das estatísticas dos últimos oito dias, temos como resultado 12.766 internautas que visitaram o nosso site. Estas visitas foram feitas por internautas de 62 países, entre os quais se destacam Brasil, Angola, Portugal, Moçambique, EUA, Cabo Verde, França e Alemanha”, indicou.
Um dado que se ressaltou foi o facto de o Brasil ter tido, do número em referência, 7 mil 143 visitantes no site da UEA, enquanto os angolanos apenas 2 mil 978. Isso, apontou, tem a ver com facto de haver maior acesso às novas tecnologias de informação e comunicação neste país da América do Sul, onde é muito mais barato a aquisição de um iPod, ifone e um computador do que em Angola.
No entanto, com a recente criação, pelo Estado, das Mediatecas, o acesso e uso das novas tecnologias de informação e comunicação aumentará efectivamente e, como consequência, mais angolanos acessarão o site da UEA.
Carmo Neto destacou ainda que com o site conseguiram, no que diz respeito a investigação dos estudantes ou quem quer aprofundar os seus conhecimentos de literatura angolana, oferecer links sobre entrevistas em sites, assim como de dados biográficos e bibliográficos dos membros da UEA.
“Pretendemos enriquecer os links noticiosos, ensaios e críticas, fazendo recurso, por exemplo, do material (textos) de participação dos escritores nos simpósios internacionais”, asseverou.
Relativamente à biblioteca desta agremiação, informou que continua a ser um dos lugares mais frequentados pelo público em geral e, em especial, pelos estudantes, pois de 2010 até ao momento registou 81 mil visitantes.
“ Notamos que há uma grande apetência de se consultarem os nossos livros. Temos também diversas obras de nacionalidades diferentes que, na verdade, enriquecem a cultura geral dos nossos visitantes”, rematou.
O cyber da instituição, contíguo a biblioteca, tem igualmente ajudado os estudantes nas suas consultas.
A União dos Escritores Angolanos (UEA) foi proclamada em 10 de Dezembro de 1975, em sessão que contou com a presença do poeta e primeiro presidente de Angola, Agostinho Neto, que proferiu um discurso programático onde reflectiu sobre a dimensão cultural do país.
Neste momento, cerca de 120 escritores são membros da UEA, uma agremiação que tem como objectivos incentivar a criação literária dos seus membros, propiciar a revelação de novos escritores, orientando os seus esforços e dando-lhes o necessário apoio e fortalecer os laços com a literatura e as artes dos outros povos africanos e do mundo.
![]() ![]() |