PORTUCÁLIA

Fevereiro 20 2013

O papa está considerando a publicação, nos próximos dias, de um 'Motu Propio' para determinar alguns pontos da constituição sobre o conclave. Não sabemos se considerará oportuno abordar o assunto do prazo do início do conclave", declarou Lombardi, completando que a decisão de publicar o documento “depende da avaliação do papa. Se decide assiná-lo, será divulgado oportunamente", afirmou.

Como tradicionalmente o fim dos períodos papais se deve à morte dos pontífices, o prazo de 15 dias para o início da escolha do sucessor permite que os cardeais atuantes em diversos países se dirijam a Roma, para participar do processo. Bento XVI, no entanto, anunciou sua renúncia 17 dias antes do dia em que efetivamente abandonará o posto, no dia 28 deste mês.

“Neste caso, é possível que todos os cardeais tenham chegado [no dia em que o papa abandonará o posto] e não seja preciso esperá-los. A constituição pode ser interpretada”, já havia manifestado Lombardi no último sábado sobre a possibilidade de antecipar o conclave.

A escolha do futuro ocupante da hierarquia máxima do Vaticano será feita por um conclave de 117 cardeais, dos quais 19 são latino-americanos. Destes, cinco são brasileiros.

Clérigos de 50 países têm direito a voto. A Europa é o continente mais representado, com 61 cardeais eleitores. Destes, 46% são da Itália, tradicional terra natal do papado, mas que não se vê representada na cume da hierarquia católica há 35 anos.

publicado por portucalia às 15:42

De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9



26


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO