PORTUCÁLIA

Fevereiro 05 2013

O  ÚLTIMO EXORCISTA

                                                           Antonio Ribeiro de Almeida

                                                                             77,professor aposentado USP, campus Ribeirão Preto

 

A leitura e a reflexão do livro do Pe. Gabriele Amorth , “ O último Exorcista- Minha batalha contra Satanás” (ed. Ecclesia, 20120 ) por parte de bispos, padres e leigos seria uma grande graça para a Igreja Católica.   Nos últimos vinte anos tem havido um grande número de autores que produzem best-sellers voltados para uma reinterpretação da origem da Igreja Católica como o famoso “ O Código Da Vinci” de Don Brown.  Depois dele vieram muitos outros com a  mesma temática :  atacar a ortodoxia e os dogmas da Igreja e a figura do Papa. Nas igrejas os padres mais ousados e que professam um catolicismo “light”  chegam a colocar em dúvida se na consagração do pão e do vinho estão presentes o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo.  Sob este ponto de vista são mais ousados do que Lutero que nunca  colocou em dúvida a presença real do Cristo  sob as espécies do pão  e do vinho. Em Ribeirão Preto  o bispo havia entregue a umas  Irmãs – cuja ordem não me lembro – que  inovavam nos folhetos das missas que o  demônio não existia e que os “possessos” eram enfermos que Jesus curava.  Elas negavam o Evangelho, pois o Cristo declara muitas vezes que havia  vindo ao mundo para curar os enfermos e expulsar os demônios.  Outra característica deste Catolicismo “light” é que nas homilias a maioria dos padres têm horror em falar  em Lúcifer e passam pelo homilia como  gatos sobre brasas.

Pois bem, o livro Pe. Amorth denuncia todo esta  situação que a Igreja está vivendo e o gravíssimo fato de  que a maioria dos bispos não indicam exorcistas para as suas dioceses e o antigo ritual foi modificado e não tem a força do antigo que era em Latim.  Na Itália a situação não é tão dramática como no Brasil porque  o Vaticano está vigilante e os bispos indicam exorcistas.

Mas o livro  do Pe. Amorth é fundamental que seja lido porque ele relata a inúmeros exorcismos que praticou em Roma e  em outros países que não deixam a menor dúvida da presença de  Lúcifer e dos seus anjos  para destruir a vida de inúmeros  católicos.  A descrição dos exorcismos mostra que a  batalha contra Satanás é terrível e que, ao contrário do que mostra os filmes de Hollywood, - como “O Exorcista” – a expulsão do inimigo é longa e pode durar meses com a realização de muitas sessões.  Pe. Amorth é auxiliado em muitos exorcismos por  neurologistas, psiquiatras que presenciam os fatos que ocorrem durante as orações e se entraram céticos saem abalados da descrença que professavam.   O título do livro é chamativo e não quer dizer que  o Pe. Amorth  seja o “último” exorcista.  Ele informa que o atual Papa, Bento XVI, está em luta aberta contra o inimigo e cita que quando invoca  o nome do atual Papa e de  João Paulo II  o Maligno  tem reações altamente  agressivas.  Li as 214 páginas de uma assentada só. E vou reler vários  trechos.  Paulo VI em 29 de junho de 1972 fez uma declaração muito grave: “ tenho a sensação de que, por alguma fissura, a fumaça de Satanás entrou no templo de Deus.  Existe a dúvida, a incerteza, a problemática, a inquietude, a insatisfação, o confronto.  Não há confiança na Igreja...”

Além deste livro o Pe. Amorth escreveu em 2002 “ Exorcismo e Psiquiatra”  mostrando como tem recebido a colaboração de  renomados psiquiatras que diagnosticam aos  católicos que atende e que este ou aquele caso é ou não um caso para a medicina. Para mim, como leigo, eu  considero que neste nosso país inúmeros assassinatos que são cometidos  apresentam tal nível de perversidade que só a inspiração diabólica explica.  Finalmente deixo um registro para os sacerdotes:  “ ... são as pessoas mais atacadas pelo demônio.  Têm só uma possibilidade de não se deixar vencer: REZAR E JEJUAR. “

 

 

publicado por portucalia às 16:17

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Fevereiro 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9



26


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO