PORTUCÁLIA

Dezembro 13 2012

Quinta-feira, dia 13 de Dezembro de 2012

Quinta-feira da 2a semana do Advento


Santo do dia : Santa Luzia, virgem, mártir, +303,  Santa Otília (ou Odília), religiosa, séc. VII 

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui 
Beato Guerric de Igny : «Desde o tempo de João Baptista até agora, o Reino do Céu tem sido objecto de violência» 

Livro de Isaías 41,13-20.

«Sou Eu, o Senhor, teu Deus, que te seguro pela mão direita e te digo: 'Não tenhas medo, Eu mesmo te ajudarei!' 
Não tenhas medo, pobre vermezinho de Jacob, mísero insecto de Israel. Eu próprio te ajudarei. oráculo do SENHOR. O teu redentor é o Santo de Israel. 
Farei de ti uma grade aguçada, nova e armada de dentes; trilharás as montanhas e as triturarás. Reduzirás a palha as colinas. 
Tu as joeirarás e levá-las-á o vento, e o vendaval as espalhará. Exultarás, então, no SENHOR, gloriar-te-ás no Santo de Israel. 
Os pobres e os necessitados buscam água e não a encontram. Têm a língua ressequida pela sede. Mas Eu, o SENHOR, os atenderei; Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. 
Farei brotar rios nos morros escalvados e fontes do fundo dos vales. Transformarei o deserto num reservatório e a terra árida em arroios de água. 
Plantarei no deserto cedros e acácias, murtas e oliveiras. Farei crescer na terra seca o cipreste, ao lado do ulmeiro e do buxo, 
para que vejam e saibam, considerem e compreendam, de uma vez por todas, que é a mão do SENHOR que faz estas coisas, que o Santo de Israel as realizou. 


Evangelho segundo S. Mateus 11,11-15.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Em

verdade vos digo: Entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista; e, no entanto, o mais pequeno no Reino do Céu é maior do que ele. 
Desde o tempo de João Baptista até agora, o Reino do Céu tem sido objecto de violência e os violentos apoderam se dele à força. 
Porque todos os Profetas e a Lei anunciaram isto até João. 
E, quer acrediteis ou não, ele é o Elias que estava para vir. 
Quem tem ouvidos, oiça!» 



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org 



Comentário ao Evangelho do dia feito por : 

Beato Guerric de Igny (c. 1080-1157), abade cisterciense 
2º Sermão sobre São João Baptista 

«Desde o tempo de João Baptista até agora, o Reino do Céu tem sido objecto de violência»

«Alguém lutou com Jacob até ao romper da aurora [...], e ele disse-me: “Não te deixarei partir enquanto não me abençoares”.» (Gn 32,25.27) Para vós, meus irmãos, que decidistes tomar o céu de assalto e que vos empenhastes na luta contra o anjo encarregado de guardar o acesso à árvore da vida (Gn 3,24), para vós, é absolutamente necessário lutar com constância e tenacidade [...], não só até se vos paralisar a anca [...], mas até à morte do vosso ser carnal. Contudo, não podereis fazer a vossa ascese a não ser que sejais tocados pelo poder divino, e que Ele vos conceda a Sua graça. [...]


Não tens a impressão de estar a lutar com um anjo, ou até com o próprio Deus, quando Ele Se opõe diariamente aos teus desejos mais fogosos ? [...] Chama-l'O e Ele não te ouve. Queres aproximar-te d'Ele e Ele afasta-te. Decides qualquer coisa, e Ele faz com que aconteça o contrário. E assim, combate com mão rude todos os teus planos. Ó bondade oculta, disfarçada de dureza, com que ternura combates, Senhor, aqueles por quem combates! «Ainda que escondas estas coi¬sas no Teu coração» (Jb 10,13), sei bem que amas aqueles que Te amam (cf Pr 8,17) e que «a bondade que reservas para os que Te são fiéis» (Sl 31,20) não tem limites.


Assim, pois, irmão, não desesperes, age corajosamente, tu que empreendeste lutar com Deus! A bem dizer, Ele gosta que Lhe faças violência, deseja que O venças. Mesmo quando Se irrita e estende o braço para castigar, procura – Ele próprio o diz – um homem semelhante a Moisés, que seja capaz de Lhe resistir. [...] Jeremias bem tentou resistir-Lhe, mas não conseguiu conter a Sua cólera implacável, a Sua sentença inflexível; por isso, rompeu em lágrimas e disse: «Tu me dominaste e venceste» (Jr 20,7).

publicado por portucalia às 19:12

O que Jesus quis dizer com a expressão "entre os nascidos de mulher"? será que havia também os não nascidos de mulher?
ilton a 14 de Dezembro de 2017 às 10:09

PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Dezembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9

20
22

23
26



pesquisar
 
blogs SAPO