PORTUCÁLIA

Novembro 16 2012

Sexta-feira, dia 16 de Novembro de 2012

Sexta-feira da 32ª semana do Tempo Comum


Santo do dia : Santa Gertrudes, Magna, monja, +1303,  Santa Margarida, rainha da Escócia, +1093,  São José Moscati, médico, +1927 

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui 
Beato John Henry Newman : «No dia em que o Filho do Homem Se revelar» 

2ª Carta da S. João 1,4-9.

Senhora eleita de Deus: Muito me alegrei por ter encontrado entre os teus filhos quem caminha na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai. 
E agora rogo-te, Senhora – e não como quem te escreve um mandamento novo, mas sim aquele mandamento que temos desde o princípio – que nos amemos uns aos outros. 
Nisto consiste o amor: em caminharmos segundo os seus man-damentos. E este é o mandamento, segundo ouvistes dizer desde o princípio: que caminheis no amor. 
É que apareceram no mundo muitos sedutores que afirmam que Jesus Cristo não veio em carne mortal. Esse é o sedutor e o anticristo! 
Acautelai-vos, para não perderdes o fruto do vosso trabalho, mas receberdes a plena recompensa. 
Todo aquele que passa adiante e não permanece na doutrina de Cristo não tem Deus consigo; mas aquele que permanece na doutrina, esse tem em si o Pai e o Filho. 


Evangelho segundo S. Lucas 17,26-37.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Como sucedeu nos dias de Noé, assim sucederá também nos dias do Filho do Homem: 
comiam, bebiam, os homens casavam-se e as mulheres eram dadas em casamento, até ao dia em que Noé entrou na Arca e veio o dilúvio, que os fez perecer a todos. 
O mesmo sucedeu nos dias de Lot: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam, construíam; 
mas, no dia em que Lot saiu de Sodoma, Deus fez cair do céu uma chuv

a de fogo e enxofre, que os matou a todos. 
Assim será no dia em que o Filho do Homem se revelar. 
Nesse dia, quem estiver no terraço e tiver as suas coisas em casa não desça para as tirar; e, do mesmo modo, quem estiver no campo não volte atrás. 
Lembrai-vos da mulher de Lot. 
Quem procurar salvar a vida, há-de perdê-la; e quem a perder, há-de conservá-la. 
Digo-vos que, nessa noite, estarão dois numa cama: um será tomado e o outro será deixado. 
Duas mulheres estarão juntas a moer: uma será tomada e a outra será deixada. 
Dois homens estarão no campo: um será tomado e o outro será deixado.» 
Tomando a palavra, os discípulos disseram-lhe: «Senhor, onde sucederá isso?» Respondeu-lhes: «Onde estiver o corpo, lá se juntarão também os abutres.» 



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org 



Comentário ao Evangelho do dia feito por : 

Beato John Henry Newman (1801-1890), presbítero, fundador do Oratório em Inglaterra 
Sermão "A Encarnação", PPS, vol. 2 nº 3 

«No dia em que o Filho do Homem Se revelar»

Nosso Senhor e Salvador aceitou viver num mundo que O tinha repudiado; e viveu nele para morrer por ele no momento determinado. Veio como sacerdote designado para oferecer um sacrifício por aqueles que não participavam em qualquer acto de adoração. [...] Morreu e ressuscitou ao terceiro dia, o Sol da Justiça (Ml 3,20), revelando todo o esplendor que tinha sido escondido pelas nuvens da manhã. Ressuscitou e subiu para a direita de Deus, para interceder, através das Suas feridas sagradas, pelo nosso perdão, para reinar e conduzir o Seu povo redimido, e para derramar sobre ele, de Seu lado trespassado, as maiores bênçãos. Subiu ao céu para descer no momento fixado e julgar o mundo que redimiu. [...] Elevou conSigo a natureza humana [...] porque um homem nos redimiu, um homem foi exaltado acima de todas as criaturas, fazendo-Se um com o nosso Criador, e será um homem que julgará a humanidade no último dia (Ac 17,31).


Esta terra é tão privilegiada, que o nosso juiz não será um estranho, mas Alguém que é nosso igual, que apoiará os nossos interesses e simpatizará plenamente com todas as nossas imperfeições. Aquele que nos amou até morrer por nós é misericordiosamente nomeado para determinar a medida e o valor finais do Seu próprio trabalho. Aquele que aprendeu, através da Sua própria fraqueza, a tomar a defesa dos fracos, Aquele que quer colher todos os frutos da Sua Paixão, separará o trigo do joio, de modo que não se perca um só grão (cf Mt 3,12). Aquele que nos tornou participantes da Sua própria natureza espiritual, da qual tiramos o sangue vital da nossa alma, Aquele que é nosso irmão, decidirá dos Seus irmãos. Que, nesta segunda vinda, Ele se lembre de nós na Sua misericórdia e terna piedade, Ele que é a nossa única esperança, Ele que é a nossa única salvação!

publicado por portucalia às 13:09

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

13


27


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO