PORTUCÁLIA

Novembro 15 2012

Xi Jinping, o enigmático 'príncipe vermelho' que vai dirigir a China

Xi Jinping, de 59 anos, deverá permanecer dez anos como secretário-geral do Partido Comunista Chinês, tal como Hu JintaoXi Jinping, de 59 anos, deverá permanecer dez anos como secretário-geral do Partido Comunista Chinês, tal como Hu JintaoImagem: AFP PHOTO/Mark RALSTON

Xi Jinping é filho de um "herói revolucionário" e, portanto, um dos chamados "príncipes vermelhos", a aristocracia que governa a China, um país que se tornou na segunda potência mundial.

Robusto e de rosto redondo, com um impecável cabelo preto, Xi Jinping foi consagrado esta quinta-feira, um dia após o término do 18º congresso do Partido Comunista chinês (PCC).

Xi, de 59 anos, deverá permanecer dez anos como secretário-geral do PCC, tal como Hu Jintao, a quem também sucederá no cargo de presidente da República Popular da China, em março.

Dez anos é a diferença de idade entre os dois líderes: muito pouco para representar uma geração, mas talvez o suficiente para falar de um "sangue novo", capaz de enfrentar os desafios de uma China em plena mutação.

No exterior, os novos líderes chineses são vistos como supostos reformadores quando assumem a função. Foi o caso de Hu Jintao, que presidiu um formidável auge económico, mas também um pesado imobilismo político. Este também pode ser o caso de Xi.

O primeiro é conhecido pelo seu ar austero, pela rigidez dos gestos, quase "robóticos", segundo alguns. Xi Jinping será mais afável, até jovial, e é visto de forma mais relaxada na televisão.

publicado por portucalia às 15:22

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

13


27


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO