Xi Jinping, o enigmático 'príncipe vermelho' que vai dirigir a China
Xi Jinping vai governar a China até 2022, mas continua a ser um enigma a personalidade deste integrante do partido que foi subindo à sombra do seu antecessor, Hu Jintao. É o primeiro dirigente nascido depois da fundação do regime comunista fundado por Mao Tsé-Tung, em 1949.
Xi Jinping, de 59 anos, deverá permanecer dez anos como secretário-geral do Partido Comunista Chinês, tal como Hu JintaoImagem: AFP PHOTO/Mark RALSTON
Xi Jinping é filho de um "herói revolucionário" e, portanto, um dos chamados "príncipes vermelhos", a aristocracia que governa a China, um país que se tornou na segunda potência mundial.
Robusto e de rosto redondo, com um impecável cabelo preto, Xi Jinping foi consagrado esta quinta-feira, um dia após o término do 18º congresso do Partido Comunista chinês (PCC).
Xi, de 59 anos, deverá permanecer dez anos como secretário-geral do PCC, tal como Hu Jintao, a quem também sucederá no cargo de presidente da República Popular da China, em março.
Dez anos é a diferença de idade entre os dois líderes: muito pouco para representar uma geração, mas talvez o suficiente para falar de um "sangue novo", capaz de enfrentar os desafios de uma China em plena mutação.
No exterior, os novos líderes chineses são vistos como supostos reformadores quando assumem a função. Foi o caso de Hu Jintao, que presidiu um formidável auge económico, mas também um pesado imobilismo político. Este também pode ser o caso de Xi.
O primeiro é conhecido pelo seu ar austero, pela rigidez dos gestos, quase "robóticos", segundo alguns. Xi Jinping será mais afável, até jovial, e é visto de forma mais relaxada na televisão.