PORTUCÁLIA

Novembro 12 2012

Lembro-me de um filme alemão interessante, que assisti na adolescência, chamado Mefisto, cujo protagonista foi o ator Klaus Maria Brandauer. É a história de um ator de teatro que adere alegremente ao regime nazista, em troca de favores e da delação de seus amigos. Ou melhor, “vende” sua alma a Hitler. Um aspecto curioso desta história é que, ao contrário do que se imagina, os atores, aparentemente, desejosos da liberdade, por vezes, adoram sucumbir à tirania. Contanto que seus egos sejam bajulados ou que tenham suas peças de teatro ou filmes financiados pelo governo, o mundo pode se tornar um verdadeiro campo de concentração. Não importa. Os artistas servem ao espetáculo da farsa totalitária.

Eles podem servir a Hitler, como serviram a Stálin e a qualquer outro déspota. Bertolt Brecht não se tornou um teatrólogo financiado pela monstruosa ditadura comunista da Alemanha Oriental? Não apoiou o Grande Terror stalinista? Chico Buarque e demais artistas nacionais não apóiam a ditadura de Fidel Castro?

publicado por portucalia às 16:05

PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

13


27


pesquisar
 
blogs SAPO