PORTUCÁLIA

Novembro 07 2012

Quarta-feira, dia 07 de Novembro de 2012

Quarta-feira da 31ª semana do Tempo Comum


Santo do dia : Beato Vicente Grossi, presbítero, fundador, +1917,  Maria, Medianeira de todas as Graças 

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui 
Jean Tauler : «Quem não tomar a sua cruz para Me seguir não pode ser Meu discípulo» 

Carta aos Filipenses 2,12-18.

Por isso, meus caríssimos, na mesma medida em que sempre fostes obedientes – não só como aconteceu na minha presença, mas agora com muito mais razão na minha ausência – trabalhai com temor e tremor pela vossa salvação. 
Pois é Deus quem, segundo o seu desígnio, opera em vós o querer e o agir. 
Fazei tudo sem murmurações nem discussões, 
para serdes irrepreensíveis e íntegros, filhos de Deus sem mancha, no meio de uma geração perversa e corrompida; nela brilhais como astros no mundo. 
Conservai a palavra da vida. Para mim será um motivo de glória para o dia de Cristo, por não ter corrido em vão nem me ter esforçado em vão. 
Mas alegro-me até mesmo se o meu sangue tiver de ser derramado em sacrifício e oferta pela vossa fé; sim, com todos vós me alegro. 
Do mesmo modo, alegrai-vos também vós; sim, alegrai-vos comigo. 


Evangelho segundo S. Lucas 14,25-33.

Naquele tempo, seguia Jesus uma grande multidão. Jesus voltou-Se e disse-lhes: 
«Se alguém vem ter comigo e não me tem mais amor que ao seu pai, à sua mãe, à sua esposa, aos seus filhos, aos seus irmãos, às suas irmãs e até à própria vida, não pode ser meu discípulo. 
Quem não tomar a sua cruz para me seguir não pode ser meu discípulo. 
Quem dentre vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro paN

ra calcular a despesa e ver se tem com que a concluir? 
Não suceda que, depois de assentar os alicerces, não a podendo acabar, todos os que virem comecem a troçar dele, 
dizendo: 'Este homem começou a construir e não pôde acabar.' 
Ou qual é o rei que parte para a guerra contra outro rei e não se senta primeiro para examinar se lhe é possível com dez mil homens opor-se àquele que vem contra ele com vinte mil? 
Se não pode, estando o outro ainda longe, manda-lhe embaixadores a pedir a paz. 
Assim, qualquer de vós, que não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo.» 



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org 



Comentário ao Evangelho do dia feito por : 

Jean Tauler (c. 1300-1361), dominicano de Estrasburgo 
Sermão 21, 4º para a Ascensão 

«Quem não tomar a sua cruz para Me seguir não pode ser Meu discípulo»

Uma vez que a nossa Cabeça subiu aos céus, é conveniente que os Seus membros (Col 2,19) sigam o seu Chefe [...], passando pelo caminho que Ele tomou com tanto sofrimento. Pois «não tinha o Messias de sofrer essas coisas para entrar na Sua glória?» (Lc 24,26). Devemos seguir o nosso Chefe tão digno de amor, que levou o estandarte à nossa frente. Que cada homem tome a sua cruz e O siga; e chegaremos onde Ele está. Vê-se que muitos seguem este mundo a troco de honrarias insignificantes, e para tal renunciam ao conforto físico, ao seu lar, aos seus amigos, expondo-se aos perigos da guerra – tudo isto para adquirirem bens exteriores! É portanto justo que pratiquemos a renúncia total para adquirir o puro bem que é Deus e que, assim, sigamos o nosso Chefe. [...]


Não é raro verem-se homens que desejam ser testemunhas do Senhor na paz, isto é, desde que tudo corra de acordo com os seus desejos. Querem muito tornar-se santos, mas sem fadiga, sem aborrecimento, sem dificuldade, sem que lhes custe coisa alguma. Ambicionam conhecer Deus, saboreá-l'O, senti-l'O, mas desde que não haja amargura. Porém, quando é preciso trabalhar, quando chegam até eles a amargura, as trevas e as tentações, quando já não sentem Deus e se sentem desamparados interior e exteriormente, as suas boas intenções desvanecem-se. Não são boas testemunhas, testemunhas adequadas do Salvador. [...] Ah! Pudéssemos nós libertar-nos dessa busca e procurar sempre a paz no próprio cerne da infelicidade! Só aí nasce a verdadeira paz, aquela que permanece.

publicado por portucalia às 12:56

PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Novembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

13


27


pesquisar
 
blogs SAPO