Após chegar à ISS, tripulantes da Soyuz conversam com familiares
25 de outubro de 2012 • 11h14 • atualizado às 13
Tripulação da nave Soyuz TMA-06M conversou com os familiares por telefone após chegar à ISS
Foto: Nasa/Reprodução
A nave russa Soyuz TMA-06M, lançada com três tripulantes a bordo na última terça-feira rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), se acoplou com sucesso à ISS às 10h29 (horário de Brasília) desta quinta-feira, de acordo com a Nasa. Assim que entraram na estação, os astronautas conversaram com familiares, com transmissão ao vivo pelo site da agência espacial.
Conheça os novos moradores da ISS
Saiba mais sobre a evolução dos foguetes
A comandante da Expedição 33, Sunita Williams, e engenheiros de voo Aki Hoshide e Yuri Malenchenko, que já estavam na estação desde julho deste ano, deram as boas vindas aos novos moradores recém-chegados.
A tripulação da Soyuz TMA-06M, composta pelos cosmonautas russos Oleg Novitski e Evgeny Tarelkin e pelo astronauta americano Kevin Ford, partiu do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, e completará uma missão de 148 dias a bordo da plataforma orbital. Para Novitski e Tarelkin, que realizarão mais de 50 experimentos científicos durante sua permanência na ISS, este é o primeiro voo ao espaço. Já Ford esteve na plataforma orbital em agosto de 2009, quando pilotou a nave espacial Discovery na missão STS-128.
Durante seus quase cinco meses de estadia na plataforma, entre outras funções, a tripulação receberá quatro cargueiros russos Progress e um europeu ATV-4, os quais levarão oxigênio, alimentos e combustível. O acoplamento da nave russa com a ISS está programado para ocorrer nesta quinta-feira. Segundo o plano de voo, a Soyuz TMA-06M se conectará ao módulo Poisk, um segmento russo da plataforma.