PORTUCÁLIA

Outubro 11 2012

Um grupo de cientistas, liderado por Zachory Berta, descobriu um novo planeta, composto maioritariamente por água e com uma pequena atmosfera de vapor. O anúncio foi feito, esta semana, pelo Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian e pela NASA.

O planeta foi denominado de «GJ1214b», cujos registros foram observados há três anos com o telescópio espacial da NASA, Hubble, e não faz parte do nosso sistema solar. Em comunicado as duas entidades revelaram assim ter-se «encontrado um novo tipo de planeta».

O nosso sistema solar é composto por três tipos de planetas: rochosos e terrestres (Mercúrio, Vênus, a Terra e Marte), gigantes gasosos (Júpiter e Saturno) e gigantes de gelo (Úrano e Neptuno).

O «GJ1214b» está situado a 40 anos-luz da Terra e é considerado uma «super-Terra», com quase três vezes mais do comprimento da Terra e com mais sete vezes de massa. Orbita a cada 38 horas, à volta de uma estrela vermelha anã, tem temperaturas estimadas de 232 graus Celsius e tem «muito mais água do que a Terra e muito menos rocha».


publicado por portucalia às 22:53

PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9


21



pesquisar
 
blogs SAPO