PORTUCÁLIA

Outubro 11 2012

Quinta-feira, dia 11 de Outubro de 2012

Quinta-feira da 27ª semana do Tempo Comum


Santo do dia : S. Maria Soledade Torres, virgem, fundadora, +1887,  Nossa Senhora de Vandoma,  Beato João XXIII, papa, +1964 

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui 
Juliana de Norwich : «Procurai e achareis» 

Carta aos Gálatas 3,1-5.

Ó gálatas insensatos! Quem vos enfeitiçou, a vós, a cujos olhos foi exposto Jesus Cristo crucificado? 
Só isto quero saber de vós: foi pelas obras da Lei que recebestes o Espírito ou pela pregação da fé? 
Sois tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, quereis agora, pela carne, chegar à perfeição? 
Foi em vão que experimentastes coisas tão grandiosas? Se é que foi mesmo em vão! 
Aquele que vos concede o Espírito e opera milagres entre vós, será, pois, que o faz pelas obras da Lei ou pela pregação da fé? 


Evangelho segundo S. Lucas 11,5-13.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, 
pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer', 
e se ele lhe responder lá de dentro: 'Não me incomode

s, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar'. 
Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar.» 
«Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; 
porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á. 
Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? 
Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 
Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!» 



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org 



Comentário ao Evangelho do dia feito por : 

Juliana de Norwich (1342-depois de 1416), mística inglesa 
Revelações do amor divino, cap. 6 

«Procurai e achareis»

Veio-me ao espírito como rezamos habitualmente; que, por ignorância e falta de experiência do amor, recorremos a múltiplos pedidos. Compreendi em verdade que Deus é mais glorificado e tem maior prazer quando oramos por simples confiança na Sua bondade. [...] Todos os meios que usamos para rezar são demasiado parcos; nunca glorificamos plenamente a Deus. Porque tudo está incluído na Sua bondade, à qual não falta absolutamente nada. [...]


A oração mais sublime consiste no conhecimento da bondade de Deus, que Se inclina sobre as nossas necessidades mais básicas. Ela é a faísca da nossa alma, que a vivifica e a faz crescer em graça e virtude. É o atributo divino que está mais próximo da nossa pobre natureza, o mais ardente em graça. É esta mesma graça que a nossa alma procura e procurará sempre, até reconhecermos que o nosso Deus nos tem a todos verdadeiramente cingidos a Ele. [...]


Ele, o Altíssimo, ama tão preciosamente a nossa alma que esse amor excede o conhecimento de qualquer criatura; nenhuma criatura pode saber com que intensidade, doçura e ternura nos ama o nosso Criador. Mas podemos, com a Sua graça e a Sua ajuda, contemplar espiritualmente, em assombro contínuo, este amor grandioso, excessivo, sem medida, que Nosso Senhor tem por nós na Sua bondade. E é por isso que podemos pedir com humilde confiança o que quisermos, porque a nossa vontade natural é possuir a Deus e o desejo de Deus é possuir-nos. Nunca deixaremos de O querer e de O desejar deste modo, até possuirmos a Deus na plenitude da alegria.

publicado por portucalia às 15:16

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Outubro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9


21



pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO