PORTUCÁLIA

Setembro 29 2012

 

Cientistas japoneses afirmam ter criado elemento 113 da tabela periódica27 Setembro 2012 por:

 

Redação Horizonte MS

 
 
 
Cientistas japoneses publicaram um estudo no “Journal of Physical Society of Japan” no qual demonstram mais evidências sobre a existência de um átomo do elemento com número atômico 113. A descoberta ainda precisa ser ratificada pelas uniões internacionais de física e química.
 
Se a descoberta for ratificada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac, em inglês) e pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap), os japoneses serão os primeiros asiáticos a nomear um novo elemento da tabela periódica, que possui o nome provisório de unúntrio.
 
O novo elemento, que é considerado superpesado e só pode ser feito em laboratório, existe por alguns segundos até se desintegrar em partículas menores. De acordo com a publicação, após sua criação, oelemento 113 decaiu seis vezes. Em cada decaimento, ocorria emissão de uma partícula alfa. É a partir dessa partícula alfa que os cientistas conseguem detectar a existência do elemento.
 
Para alcançar o elemento, os pesquisadores do Centro Riken Nishina fizeram íons de zinco viajar a 10% da velocidade da luz, e colidir com uma chapa metálica contendo bismuto, tendo como resultado a união de alguns núcleos de ambos os elementos, o que deu origem elemento 113.
 
O Centro Riken Nishina, já havia detectado o novo elemento entre 2004 e 2005, porém na ocasião só obtiveram quatro decaimentos, razão pelo qual a Iupac e a Iupap não reconheceram o feito. Agora as entidades devem realizar o mesmo experimento em outros laboratórios na busca pelo mesmo resultado, o que confirmará o feito japonês.
 
publicado por portucalia às 01:02

PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Setembro 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12

20
21

27

30


pesquisar
 
blogs SAPO