PORTUCÁLIA

Agosto 31 2012

 

Submitted by Ciência Diária on Friday, 16 July 2010Sem comentários
Aspiração de líquido da medula óssea revela presença de mieloma múltiplo. Crédito: Wikipedia.

Aspiração de líquido da medula óssea revela presença de mieloma múltiplo. Crédito: Wikipedia.

O mieloma múltiplo, um dos tipos de câncer de sangue mais comuns entre idosos, é considerado incurável por muitos especialistas. Entretanto, um estudo da Universidade de Uppsala mostra um novo modelo conceitual para o desenvolvimento e progressão da doença – o que poderia levar a tratamentos mais promissores no futuro.

Os pesquisadores utilizaram amostras de pacientes com mieloma múlltiplo para identificar genes que são silenciados por mecanismos epigenéticos nas células malignas do plasma. “Este silêncio pode levar ao crescimento desordenado de células malignas”, diz Helena Jernberg Wiklund, professora do Departamento de Genética e Patologia.

Os genes silenciados têm um denominador comum: são alvo do complexo repressor polycomb (PcG), anteriormente associado com autorenovação e divisão normal de células-tronco embrionárias. No estudo, a equipe descobriu que os inibidores de PcG também podem diminuir o crescimento de células tumorais em um modelo animal com mieloma múltiplo.

“Uma nova estratégia para o tratamento do mieloma múltiplo pode ser o desenvolvimento de medicamentos que são direcionados para o complexo PcG, levando à reativação do gene silenciado”, explica Helena.

publicado por portucalia às 15:01

De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

13
15

19
20
22
23

26
27


pesquisar
 
subscrever feeds
blogs SAPO