PORTUCÁLIA

Agosto 14 2012

Terça-feira, dia 14 de Agosto de 2012

Terça-feira da 19ª semana do Tempo Comum


Santo do dia : S. Maximiliano Maria Kolbe, presbítero, mártir, +1941,  Santo Estanislau Kostka, estudante jesuíta, +1568 

Ver comentário em baixo, ou carregando aqui 
São Clemente de Alexandria : «É da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos» 

Livro de Ezequiel 2,8-10.3,1-4.

Eis o que diz o Senhor: "Tu, porém, filho de homem, escuta o que te digo. Não sejas rebelde como aquela gente rebelde. Abre a boca e come o que te vou dar." 
Olhei e vi uma espécie de mão que se dirigia para mim, segurando um manuscrito enrolado. 
Abriu-o diante de mim: estava escrito nas duas faces; e lia-se: "Lamentações, gemidos e choros." 
Disse-me: "Filho de homem, come aquilo que te é apresentado, come este manuscrito e vai falar à casa de Israel." 
Abri então a boca e Ele deu-me o manuscrito a comer. 
E disse-me: "Filho de homem, alimenta-te e sacia-te com este manuscrito que agora te dou." Comi-o e ele foi, na minha boca, doce como o mel. 
Então, disse-me: "Filho de homem, dirige-te à casa de Israel, e leva-lhes as minhas palavras. 


Evangelho segundo S. Mateus 18,1-5.10.12-14.

Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram-lhe: «Quem é o maior no Reino do Céu?» 
Ele chamou um menino, colocou-o no meio deles 
e disse: «Em verdade vos digo: Se não voltardes a ser como as criancinhas, não podereis entrar no Reino do Céu. 
Quem, pois, se fizer humilde como este menino será o maior no Reino do Céu. 
Quem receber um menino como este, em meu nome, é a mim que recebe.» 
«Livrai-vos de desprezar um só destes pequeninos, pois digo-vos que os seus anjos, no Céu, vêem constantemente a face de meu Pai que está no Céu. 
Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma delas se tresmalhar, não deixará as noventa e nove no monte, para ir à procura da tresmalhada? 
E, se chegar a encontrá la, em verdade vos digo: alegra-se mais com ela do que com as noventa e nove que não se tresmalharam. 
Assim também é da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos.» 



Da Bíblia Sagrada - Edição dos Franciscanos Capuchinhos - www.capuchinhos.org 



Comentário ao Evangelho do dia feito por : 

São Clemente de Alexandria (150-c. 215), teólogo 
«O Pedagogo», I, 53-56; SC 70 

«É da vontade de vosso Pai que está no Céu que não se perca um só destes pequeninos»

A Escritura chama-nos a todos de «crianças»; quando decidimos seguir a Cristo recebemos o nome de «pequeninos» (Mt 18,3; 19,13; Jo 21,5). [...] Quem é então o nosso educador, o pedagogo que nos ensina a nós, os pequeninos? Chama-Se Jesus. Dá a Si mesmo o nome de pastor; diz que é «o bom pastor» (Jo 10,11). Estabelece uma comparação entre os pastores que guiam as suas ovelhas e Ele próprio, o pedagogo que orienta as crianças, o pastor cheio de solicitude pelos pequeninos que, na sua simplicidade, são comparados a ovelhas. «Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco e também tenho de as conduzir [...], e haverá um só rebanho e um só Pastor» (Jo 10,16). O nosso pedagogo é, naturalmente, o Verbo, a Palavra de Deus, pois conduz-nos à salvação. Foi o que Ele disse claramente pelas palavras do profeta Oseias: «Eu sou o vosso educador» (5,2 LXX).


A Sua pedagogia é a religião: ela ensina-nos o serviço de Deus, orienta-nos para o conhecimento da verdade, conduz-nos ao céu. [...] O navegador dirige o barco com a intenção de levar os seus passageiros a bom porto; do mesmo modo, o nosso pedagogo indica aos filhos de Deus o modo de vida que conduz à salvação, devido à Sua solicitude por nós. [...] Aquele que nos conduz é, pois, o Deus santo, Jesus, a Palavra de Deus, guia de toda a humanidade; é o próprio Deus que nos conduz, no Seu amor por nós. [...] Durante o Êxodo, o Espírito Santo diz a Seu respeito: «Encontrou-o numa região deserta, nas solidões ululantes e selvagens; protegeu-o e velou por ele. Guardou-o como a menina dos Seus olhos. Como a águia vela pelo seu ninho, Ele paira sobre as suas aguiazinhas; estende as asas para as recolher e leva-as sobre as suas penas robustas. Só o Senhor o dirige» (Dt 32,10-12).

publicado por portucalia às 13:58

PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9

13
15

19
20
22
23

26
27


pesquisar
 
blogs SAPO