PORTUCÁLIA

Junho 28 2012
MENSAGEM DO EVAGELHO 28.06.2012

AS AÇÔES ATESTAM AS PALAVRAS?


Evangelho (Mt 7,21-29): «Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor! Senhor!’, entrará no Reino dos Céus, mas só aquele que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ Então, eu lhes declararei: ‘Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade’.

»Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!».

Quando ele terminou estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas. Palavra da Salvação.


REFLEXÃO


 A nossa entrada no reino dos céus não acontece em vista de muitas palavras que dizemos, excesso de clamores que fazemos, louvores os mais altos possíveis da vida, orações recitadas e pregações bem elaboradas.

De nada adiantará para nós somente, clamar Senhor, Senhor, e não pôr em prática a vontade de Deus. As nossas ações têm mais eficácia do que as nossas palavras, se não praticamos o que dizemos tudo será igual a nada.

Para que nós possamos entrar no reino dos céus precisamos estar firmes no seguimento da vontade de Deus que se nos apresenta por meio da sua Palavra.

Jesus apresenta no Evangelho de hoje a estratégia verdadeira para que nossa ação seja dirigida. É uma grande verdade pois queremos viver a nossa fé e religião só com palavras, sem traduzir em gestos e ações concretas, o que somos e o que temos dentro de nós mesmos.

Fazer a vontade do Senhor é o princípio básico e fundamental para que nossa fé tenha a sua significação, e assim possamos relacionar o que gritamos, e o que vivemos.

Praticar o mal é não fazer conforme nos direciona a Palavra de Deus e agir conforme os nossos próprios pensamentos humanos O próprio Jesus nos mostra no Evangelho: ouvir a Palavra e praticá-la é construir na rocha.

A casa construída sobre a rocha é a vida do homem que caminha à luz da Palavra de Deus. Deus é a Rocha, Deus é o Amor e aquele que se ajusta à Sua vontade, terá uma vida firme, confiante e as tempestades, os terremotos, os ventos não o abalarão. As dificuldades da nossa vida são momentos preciosos para percebermos se estamos firmes sobre a rocha.

Por isso, as tempestades não passam, mas nós que passamos pelas tempestades. Canta-se por aí aboca miúda “A tempestade vai passar”, pois bem isso não confere com a verdade. Esta expressão nos diz de uma fé utilitarista, sentimental e romântica. Neste sentido com a nossa fé alicerçada sobre a ROCHA, nada vai fazer a gente se afastar das dificuldades, mas, teremos forças para transpor os mais sérios obstáculos da vida.

Como você está construindo a casa da sua vida: na rocha ou na areia? – Você já experimentou alguma tempestade na sua vida? Como ficou a sua casa? –- Você sente firmeza nos seus pés nas horas das dificuldades? – Você acha que a sua vida está firmada sobre a Rocha ou você é um “homem sem juízo”? – Em que a De que forma a palavra de Deus provoca a sua consciência para uma tomada de posição?


VERSOS DE HOJE – ESCOLHI A VOCAÇÃO


Caminhando pela estrada

Toma a minha decisão

Ao encontro de Jesus

Ele é minha direção

Escutando sua palavra

Eu escolhi a vocação


Caminhando pela estrada

Os problemas surgirão

E também as tempestades

Minhas forças vencerão

Minha fé é o alimento

Eu escolhi a vocação


Caminhando pela estrada

Alegrias me virão

Pois meu Deus está comigo

Me trazendo sua benção

É meu grande aliado

Eu escolhi a vocação


PENSAMENTO DO DIA


“A escolha da vocação é fruto de uma caminhada existência, na experiência profunda com Deus e a comunidade” Pe. Tula


SANTO DO DIA

Santo Irineu de Lyon

Padre da Igreja, grego de nascimento, filho de pais cristãos, nasceu na ilha de Esmirna, no ano 130. Foi discípulo de Policarpo, outro Padre e santo da Igreja. Dele Irineu pôde recolher ainda viva a tradição apostólica, pois Policarpo fora consagrado bispo pelo próprio João Evangelista, o que torna importantíssimos os seus testemunhos doutrinais.

Muito culto e letrado em várias línguas, Irineu foi ordenado por são Policarpo, que o enviou para a Gália, atual França, onde havia uma grande população de fiéis cristãos procedentes do Oriente. Lá, trabalhou ao lado de Fotino, o primeiro bispo de Lyon, que, em 175, o enviou a Roma para, junto do papa Eleutério, resolver a delicada questão doutrinal dos hereges montanistas. Esses fanáticos, vindos do Oriente, pregavam o desprezo pelas coisas do mundo, anunciando o breve retorno de Cristo para o juízo final.

Contudo tanto o papa quanto Irineu foram tomados pela surpresa da bárbara perseguição decretada pelo imperador Marco Aurélio. Rapidamente, em 177, ela atingiu a cidade de Lyon, ocasionando o grande massacre dos cristãos, todos mortos pelo testemunho da fé.

Um ano depois, Irineu retornou a Lyon, onde foi eleito e aclamado sucessor do bispo mártir, Fotino. Nesse cargo ele permaneceu vinte e cinco anos. Ocupou-se da evangelização e combateu, principalmente, a heresia dos gnósticos, além das outras que proliferavam nesses primeiros tempos. Obteve êxito, junto ao papa Vitor I, na questão da comemoração da festa da Páscoa, quando lhe pediu que atuasse com moderação para manter a união entre a Igreja do Ocidente e a do Oriente.

A sua obra escrita mais importante foi o tratado "Contra as heresias", onde trata da falsa gnose, e depois, de todas as outras heresias da época. O texto grego foi perdido, mas existem as traduções latina, armênia e siríaca.

Importante não só do lado teológico, onde expôs já pronta a teoria sobre a autoridade doutrinal da Igreja, mas ainda do lado histórico, pois documentou e nos apresentou um quadro vivo das batalhas e lutas de então.

Mais tarde, um outro tratado, chamado "Demonstração da pregação apostólica", foi encontrado inteiro, numa tradução armênia. Além de vários fragmentos de outras obras, cartas, discursos e pequenos tratados.

Irineu morreu como mártir no dia 28 de junho de 202, em Lyon, e sua festa litúrgica ocorre nesta data. As relíquias de santo Irineu estão sepultadas, junto com os mártires da Igreja de Lyon, na catedral desta cidade.
publicado por portucalia às 15:22

PORTUCÁLIA é um blog que demonstra para os nossos irmãos portugueses como o governo brasileiro é corrupto. Não se iludam com o sr. Lula.Textos literários e até poesia serão buscados em vários autores.
mais sobre mim
Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9


19
22



pesquisar
 
blogs SAPO